quinta-feira, 25 de março de 2010

A Reprodução das Aves

As aves possuem reprodução sexuada, ou seja, uma célula reprodutora masculina entra em contato com uma célula reprodutora feminina, e isso forma um feto.
As fêmeas possuem o sistema reprodutor desenvolvido apenas do lado esquerdo do corpo, pois no direito há um testículo rudimentar, o qual se torna funcional com a retirada do ovário. Mais raramente se pode formar um ovotéstis ou até mesmo um outro ovário. As ave são ovíparas de fecundação interna, de desenvolvimento direto e ovos telolécitos completos, ricos em vitelo. Geneticamente os machos são ZZ (homogaméticos) e as fêmeas são ZW (heterogaméticas).
- Aves nidícolas ou nidífilas (ficam no ninho após a eclosão dos ovos) e aves nidífugas (saem do ninho após a eclosão dos ovos). Os embriões das aves têm diversos envoltórios (ou anexos) embrionários que os protegem contra a dessecação e choques. Servem para a respiração, excreção e outras funções necessárias durante a vida embrionária. São o âmnio, o córion, o saco vitelino e o alantóide.

Um comentário: